Quer ler o que?

sábado, 11 de julho de 2009

Seu Antônio

Todos os dias Seu Antônio acordava as seis horas da manhã, se vestia e tomava uma xícara de café. Assim que o sol nascia, descia os três degraus que o levavam para a rua e seguia em direção a banca do próximo quarteirão.

Sentava-se num banco ao lado, e esperava, com um livro aberto no colo, Seu Joaquim subir as portas de metal e vender o primeiro jornal do dia. O segundo era sempre de Seu Antônio.

Sempre antes de comprar o seu próprio, Seu Antônio perguntava para o primeiro leitor quais as principais notícias do dia. Dizia que isso que o instigava a comprar o jornal.

Ficava por toda a manhã escondido atrás das páginas acinzentadas, deixando o livro da vez aberto ao seu lado, com a capa pra cima.

Passava por todos os cadernos, e os dava a mesma atenção, até mesmo a coluna social e o especial para crianças, que só publicavam de domingo.

Na rua, diziam que de tanto ler, ele tinha aprendido a lidar com as pessoas. Murilo, um garotinho do bairro, dizia que quando crescesse, ele ia querer devorar as letras que nem o Seu Antônio.

Quando acabava todas os cadernos do jornal, comprava frutas da quitanda da Dona Marilda, e ficava a tarde comentando as notícias com Seu Joaquim. Concordavam sempre.

Adorava jogar conversa fora. Ficaram amigos assim, um comprando o jornal e ambos dando opiniões sobre todas as notícias.

No fim da tarde, o sol se punha, as frutas acabavam, a banca fechava, e Seu Antônio voltava pra casa, sozinho. Subia os três degraus, que a cada dia pareciam mais longos, e se sentava na poltrona da sala. Guardava o jornal no armário do corredor, junto com muito outros e se preparava para ir dormir. Tomava banho, preparava seu próprio jantar, e depois assistia televisão.

Antes de dormir, rezava. Rezava para que ninguém nunca descobrisse, que na realidade, ele não sabia ler.

5 comentários:

  1. Adoreii Juu ;DD
    Que bom que ainda tá escrevendo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito bom! Você comentou no meu blog e eu acabei descobrindo o seu, gostei muito. Escreve muito bem e com finais, no mínimo, interessantíssimos e surpreendentes =D

    Fazendo uma comparação bondosa, o Carnavalize, em especial esse post, me lembrou o Blog do Tyler!

    ResponderExcluir
  3. Júlia,
    Gosto muito deste texto também!
    A revelação (cruel) no final, aliás,
    uma marca sua, obriga a uma releitura, refaz o significado do
    cotidiano da personagem.
    Danadinha, hein?

    ResponderExcluir
  4. I'm here to help get your website off to a great begin. Don't be one of these that wished that they had done it far better the first time, then get on the task, and cost, of starting above. Your internet site displays that which you as well as your company or pastime are all about.

    I am ready to offer low-cost, user-friendly, custom made designed web sites to get a wide array of businesses, organizations and teams.Additionally, it should not price a lot of money to obtain you started. I am going to help manual you by means of the method and even alert you after i think you may be acquiring in over your head, or beyond your budget.

    Listed below are some hight good quality services to get a resonable cost:

    Front-End Development
    Custom web site design
    Affordable web site design
    E-Commerce website design
    Corporate Website Design
    Innovative website design
    Static Web Design
    Website maintenance
    Web site re-designs
    SEO Services
    Logo Design

    Please look around the site for further information about the [url=http://www.adrianbotea.com]freelance web designer[/url] services that I am able to offer and to see examples of websites that I have designed

    --------------------------------

    [url=http://www.adrianbotea.com/seo-services][img]http://www.adrianbotea.com/seo-moz.png[/img][/url]

    ResponderExcluir

  5. [url=http://shenenmaoyie.webs.com/apps/blog/][b]sac longchamp[/b][/url]
    [url=http://shenenmaoyiss.ucoz.com/index/shenenmaoyiss/0-4][b]sac longchamp[/b][/url]
    [url=http://shenenmaoyis.newsvine.com/_news/2012/12/27/16199723-designer-handbags-typiquement-utilise-par-les-femmes][b]sac longchamp[/b][/url]
    [url=http://www.homebasedbusinessprogram.com/profiles/blogs/sacs-de-cr-ateurs-pour-b-b-s][b]sac longchamp[/b][/url]
    [url=http://spaces.covers.com/blog/shenenmaoyi][b]sac longchamp[/b][/url]

    ResponderExcluir

Receber comentário anônimo não faz sentido. Assinem!